1/6
  R628 / C331h    [1] Status
Carvalho, A de Benjamin; Reis, Felipe dos Santos. Higiene das construçöes. Rio de Janeiro: s.n, 1956. 483 p. ilus.

:
ENGENHARIA SANITARIA; REDES DE ESGOTO; VENTILACAO; QUALIDADE DO AR.
Biblioteca de Saúde Pública
2/6
  628 / F981m     [2] Status
Fundação Nacional de Saúde. Manual de orientação para criação e organização de autarquias municipais de água e esgoto. [Manual of orientation for creation and organization municipal autarchies of water and sewer]. Brasília: Brasil. Fundação Nacional de Saúde, nov. 2001. 136 p. ilus, tab, graf.

Disponível em:
http://www.funasa.gov.br/pub/pdfs/man_autarq_agua_esg.pdf
2003-06-02
:
SANEAMENTO; ENGENHARIA SANITARIA; ADMINISTRACAO MUNICIPAL.
Biblioteca de Saúde Pública
3/6
  R628.3 / M949a     [2] Status
Muffareg, Marcos Roberto. Análise e discussão dos conceitos e legislação sobre reuso de águas residuárias. [Analysis and argument of the concepts and legislation about reuso of waters residuárias]. Rio de Janeiro: s.n, 2003. ix,75 p. tab. -Escola Nacional de Saúde Pública.

Disponível em:
http://teses.icict.fiocruz.br/pdf/muffaregmrm.pdf
2004-02-17
:
Apesar da água ser considerada um recurso natural renovável, a mudança dos ecossistemas, a dinâmica das cidades, a demanda aumentada e diversificada desse recurso mineral nos alerta para sua eminente escassez como fonte de manutenção da vida, seja nas atividades produtivas, agropastoris e até mesmo para o abastecimento público. No Brasil, antes de abordarmos a questão do reuso de água, é importante nos darmos conta do enorme déficit de cobertura de sistemas de esgotos sanitários, com o devido tratamento, adequado aos corpos receptores. Esse déficit além contribuir para a deterioração dos nossos corpos hídricos, interferir na saúde pública, vem cada vez mais, devido ao alto custo no tratamento da água para abastecimento, se transformando em um fator econômico de extrema relevância. Essa demanda por água tem levado os diversos países a se preocupar além da proteção dos seus mananciais a aprofundar estudos sobre reuso das águas servidas. Em todo o mundo, atualmente, estão sendo desenvolvidos vários estudos e revisando várias normas, diretrizes e legislações referentes a reuso de águas residuárias.Pretende-se com esse trabalho, discutir o conceito do reuso de águas, apresentar algumas experiências exitosas pelo mundo e levantar normas e legislações existentes no Brasil e em vários países, a fim de contribuir na construção de um pensar integrado sobre o reuso, que por fim vá ao encontro dos esforços existentes para construção de uma legislação específica sobre o reuso de águas residuárias.(AU).

:
TRATAMENTO DE AGUAS RESIDUARIAS; AGUAS RESIDUARIAS/legis; REDES DE ESGOTO.
Biblioteca de Saúde Pública
4/6
  V926.14 / C334c    [1] Status
Casa de Oswaldo Cruz. Chagas nos Rios Negro e Branco^ipt. [Wounds in the Rio Negro and White]. Rio de Janeiro, 1996. 55m.
2012-04-19
:
Os passos percorridos pelo médico e pesquisador da Fiocruz, Carlos Chagas, em 1913, investigando as condições médico-sanitárias do vale do Amazonas, nos Rios Negro e Branco. Estudos revelaram que o Amazonas é um reduto das doenças e possui um alto índice de infectados.^ipt.

:
PESSOAS FAMOSAS; NIVEL DE SAUDE; LEISHMANIOSE/etnol; LEISHMANIOSE/epidemiol; MALARIA/epidemiol; DOENCAS TRANSMISSIVEIS/epidemiol; COLERA/epidemiol; FEBRE AMARELA/epidemiol; HEPATITE B/epidemiol; DOENCAS ENDEMICAS/prev.
Biblioteca de Saúde Pública
5/6
  628 / F981m  
Fundação Nacional de Saúde. Manual de orientação para criação e organização de autarquias municipais de água e esgoto^ipt. [Manual of orientation for creation and organization municipal autarchies of water and sewer]. Brasília, 2001. 136 p. ^btab, ^bgraf.

Disponível em:
pt. Acesso em: http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=3318.
2013-01-22
:
SANEAMENTO; ENGENHARIA SANITARIA; ADMINISTRACAO MUNICIPAL; ABASTECIMENTO DE AGUA; REDES DE ESGOTO; ORGANIZACAO E ADMINISTRACAO.
Biblioteca de Saúde Pública
6/6
  T628.3 / S586s    [1] Status
Silva, Washington Luiz Mourão. Subsídios para o estudo da relação custos-efetividade de siltemas detratamento de esgoto^ipt. [Grants to study the cost-effectiveness of siltemas sewage treatment]. Rio de Janeiro: s.n, 1996. 45 p. ^btab, ^bgraf. -Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Disponível em:
pt. Acesso em: http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=4338.
2015-09-18
:
O trabalho visa reunir e apresentar subsídios para uma maior discussão sobre a relação custos-efetividade dos sistemas de tratamento de esgotos,diante do baixo nível de atenção dos responsáveis pela prestação do serviço e de modo a obter soluções para melhor controle de proteção ambiental,através do equacionamento dos problemas que hoje assumem dimensão maior como por exemplo o Projeto de Despoluição da Baía de Guanabara,que prevê recursos da ordem de centenas de milhões de dólares com a execução de dezenas de estações de tratamento, sem levar em consideração o estado das dificuldades da realização das atuais estações de tratamento de esgotos. (AU)^ipt. The aim of this work is to presente subsidies to allow na increaseddiscussion on coast-effectiviness of sewage treatment. The discussion isbadly needed as resulto of the little attention given so far resposibles forthese services. This would a provide us with solutions for a better controlon environment protection measures, trough the solution of problems wichare now gainning more importance with the hoose Project of Depollution ofthe Guanabara bay wich involves the investments of hundreds of tousandsdollars to be driven to the cont building of dozens of sewage treatmentplants without taking into account the existing difficulties on the presenteplants. (AU)^ien.

:
REDES DE ESGOTO; TRATAMENTO DE AGUAS RESIDUARIAS; ANALISE CUSTO-BENEFICIO.
Biblioteca de Saúde Pública